sexta-feira, 2 de julho de 2010

Revendo meus arquivos, olha o que achei. Atenção na data.

DANIEL SOUZA
08/12/2004 Quando o músico corre perigo

A vida ministerial tem alguns termômetros. É importante ficarmos de olhos bem abertos e atentos ao que está acontecendo conosco no presente, pois é um sinal da realidade que nos espera no futuro.

Geralmente, o músico não se preocupa com muita coisa a não ser com a própria música. Tendemos à imprudência, com nossa própria vida e, conseqüentemente, com nosso ministério. Quero afirmar, porém, o amor e cuidado que o Senhor tem para com seus filhos. Não somos simplesmente músicos; somos filhos amados de Deus. A área musical na igreja é tão preciosa e importante para cooperar com a vontade de Deus! É por essa razão que ela tem sido alvo das armadilhas do inimigo.

Estejamos atentos. Sejamos sóbrios e vigilantes, como nos ensina a palavra (I Pedro 5.8). A partir de algumas áreas, analisaremos se nosso ministério corre perigo ou não. Que o Senhor nos ajude a ter um ministério firme e frutífero.

Área 1: Comunhão com Deus

Pouco contato com a palavra
Deus se revela a nós através de sua palavra. Além disso, a palavra é um recurso poderoso para que sejamos santificados. Não ler a bíblia é um dos piores males que podemos causar a nós mesmos. É um grande sinal de perigo. Para meditar: João 5.39; 17.17; Colossenses 3.16.

Vida pobre de oração
Quem não ora não pode se considerar nem íntimo e nem dependente de Deus. Se a oração sempre teve destaque na vida de Jesus, o que nos resta, músicos? Para meditar: Efésios 6.18; Colossenses 4.2; I Tessalonicenses 5.17.

Desvalorização do jejum
O jejum nos ajuda muito na guerra contra a carne. Nosso ventre não é nosso deus (Filipenses 3.19). Quem nunca jejua deve questionar se de fato o espírito governa o corpo (Romanos 12.1). Para meditar: Mateus 6.17,18; II Coríntios 6.4,5.

Não ter tempo a sós com Deus
O Senhor sempre e em todo lugar está conosco, e nós com Ele. No entanto, relacionamento verdadeiro com Deus significa separar um tempo exclusivo para Ele. Prioridade e exclusividade são características do amor verdadeiro. A bíblia nos mostra Jesus valorizando momentos a sós com o Pai. Para meditar: Mateus 14.23; Marcos 1.35; Lucas 5.16.

Área 2: Comunhão com a família

Não investir tempo com a família
Isso inclui cônjuges, filhos, pais, irmãos; e isso, individualmente. Quem não investe tempo em sua família está edificando seu ministério na areia. A família necessita de tempo para fortalecer seus laços. Se os laços da família são frágeis, o músico também é frágil. Muitos músicos estão vulneráveis aos ataques do diabo por não compreender a importância do investimento de tempo na família.

Músicos casados, vocês ainda separam pelo menos um dia para sair e namorar seu cônjuge? Músicos pais, vocês conseguem separar tempo exclusivo com seus filhos? Músicos solteiros, vocês tem irmãos? Vivem em comunhão com eles? Gostam de estar juntos? Para meditar: Mateus 22.37-39; Gálatas 6.9; Efésios 5.16.

Esconder a família
Conheci um cantor que retirava sua aliança do dedo e a guardava no bolso quando ia ministrar à igreja. Em outro caso, mantive uma amizade de vários anos com um irmão sem nunca ter conhecido sua família. Muitos ministros nem pensam na possibilidade de ter a companhia de seus cônjuges e filhos nos lugares onde vão ministrar. Isto é um péssimo sinal. Permita que conheçam sua família. Para meditar: Romanos 12.10; 13.7.

Se sentir incomodado no lar
Não é só no mundo que algumas pessoas preferem outros lugares a seu próprio lar. Infelizmente, esta é a realidade de alguns no meio da igreja. Além de um porto seguro, o lar é também um lugar de aperfeiçoamento. Querido músico, você precisa de sua família mais do que pensa. Se você não se sente à vontade em sua própria casa, algo está errado.

Conheço alguém que diz exercitar a renúncia todas as vezes que tem de sair de casa para ministrar. Em uma de suas músicas, Marcos Witt diz que só consegue ficar longe de seu lar por causa de Jesus. Ele expressa a saudade que sente de seus filhos nesta canção considerada, ao menos por mim, uma prova da saúde de seu ministério. Para meditar: Provérbios 27.8; I Pedro 3.7.

Não ver a família como o primeiro ministério
É impressionante e verdadeira a seguinte frase: “A família vem antes do ministério.” A primeira responsabilidade que temos diante do Senhor é o cuidado com nossa própria família. E esse cuidado se torna prático através do amor do marido, da submissão da esposa, do cuidado dos pais para com os filhos através do suprimento espiritual, emocional e físico, além da disciplina, da honra e obediência dos filhos a seus pais e do amor dos irmãos. Família e ministério se fundem. Para meditar: Efésios 5.22-6.4; Colossenses 3.18-21; I Timóteo 3.5.

Daniel Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário